Escolher um nicho é primordial quando se trata de ganhar dinheiro com AdSense, e muitas pessoas pecam logo no início, quando não definem um nicho específico para trabalhar, e assim, diminuem drasticamente suas chances de ganhar dinheiro. Entenda mais sobre o Google Adsense
Isso acontece, porque nem todos os nicho s são rentáveis, enquanto uns são mais, e outros menos. E quando falo em rentabilidade, me refiro inicialmente ao valor do CPC. Pois você já sabe que quanto maior o valor do CPC, maiores são as chances de você ganhar dinheiro. Porém, você não pode escolher o nicho só pelo valor do CPC.
Você também precisa analisar fatores como:
Quantidade de anunciantes no nicho: Para que você não fique refém de poucos anunciantes, e não corra o risco de ficar sem anúncios relacionados ao seu conteúdo. Além de manter uma diversidade de anúncios nos espaços destinados a eles.
Quantidade de pesquisas mensais sobre as palavras-chave relacionadas ao nicho: Simples, se você não tiver uma quantidade suficiente de pesquisas mensais, logo, você não terá uma quantidade suficiente de visitantes em seu site/blog clicando nos anúncios. Então, de nada adianta você criar sessenta artigos, se não tiver pessoas interessadas nos assuntos que tratam esses artigos. Porque a maior parte dos visitantes de seu site/blog virá do Google.
Facilidade na criação de conteúdo: Alguns nichos possibilitam a criação de muitos artigos, através do desdobramento das palavras-chave que fazem parte dele. Enquanto outros não possuem tantas palavras-chave, o que limita e muito a quantidade de artigos únicos e originais que poderiam ser produzidos. E quanto menos artigos de qualidade você tiver em seu site/blog, menos visitantes oriundos dos resultados de pesquisa você irá receber. Isso sem mencionar, o conhecimento individual de cada pessoa, ou a facilidade de escrever sobre o assunto “A” ou “B”. Pois você pode saber tudo sobre o assunto “A”, mas se ele não for rentável, não adianta você querer ganhar dinheiro com AdSense através dele. É melhor nesse tipo de situação, você abrir mão dessa facilidade e estudar um assunto que seja mais rentável, para posteriormente escrever sobre ele.
Concorrência: A concorrência em se tratando de AdSense, diz respeito a quantidade de sites/blogs que abordam o mesmo nicho, e assim disputam o mesmo público. E dependendo do nicho, existe tanta concorrência que a “fatia” de público que cabe a cada site/blog, acaba não compensando o trabalho realizado para atingi-la. É fundamental durante a análise desses fatores, que você construa cenários para visualizar melhor as possibilidades do nicho estudado. Pois determinado nicho pode não ter um CTR tão atraente, porém, pode ter uma elevada quantidade de pesquisas mensais, e pouca concorrência. Cabe a você balancear os fatores, e criar uma estratégia que possa aproveitar os pontos fortes do nicho, e contornar os pontos fracos.
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