728x90 AdSpace

Pagseguro

  • Novidades

    sábado, 4 de outubro de 2014

    Entendendo PageRank

    pagerank-google
    PageRank (PR) é uma métrica criado pelo Larry Page e utilizada pelo Google dentro do seu algoritmo para entender a importância que um site, ou página, tem para ele (Google) frente a Internet. Ele foi desenvolvido em 1995 na Universidade de Stanford por Larry Page, daí vem o nome “Page” Rank.

    Basicamente o PageRank é uma avaliação da relevância de uma determinada página. Essa relevância é divulgada ao público em uma escala de 0 a 10, através da Toolbar do Google. Apesar disto, sabemos através de patentes divulgadas, que internamente o Google considera este número com várias casas decimais, para facilitar o cálculo, além deste valor ser baseado em uma escala logarítmica, ou seja, a diferença entre 1 e 2 é muito menor do que 3 para 4.

    Para calcular o valor do PageRank, o Google, nos dias de hoje, considera basicamente a quantidade, qualidade e contexto de links que a página recebe. As 3 frentes juntas irão informar ao Google o valor exato em que cada link irá reforçar o valor de PageRank de cada página. Sem qualidade ou contexto, não adianta receber muitos links, que você nunca será popular no seu segmento. Sem contexto e quantidade, você nunca terá a amplificação necessária. Sem quantidade e qualidade você nunca terá a força suficiente para competir com outros concorrentes.

    Para podermos compreender

    Não adianta você receber muitas indicações de blogs que falam de moda, sendo que seu nicho é sobre a blogosfera e ou tecnologia da informação, o Google entende, nesse caso, que esses blogs não entende sobre o nico que você fala, sendo assim eles não são uma fonte muito confiável para dizer se seu blog é um bom blog.

    Portanto, aumentar o PageRank do seu site depende, basicamente, de conseguir mais links para ele, porém, não adianta conseguir links quaisquer.  É importante que sejam links de sites de qualidade e semanticamente relacionados ao seu – aos olhos do Google, esses são links que possuem muito valor para o cálculo do PageRank.

    Devo me preocupar com o PageRank?

    A resposta curta é não. A métrica PageRank não deve ser utilizada como uma métrica para o seu site por:

    • 1 Ela é uma métrica pouco atualizada – onde o Google faz esta atualização de tempos em tempos, cerca de 3 em 3 meses;
    • 2 Ela não condiz com o posicionamento que você pode atingir – nada impede um site/página de PageRank 1 estar à frente de um site/página de PageRank 3, 4, 5…;
    • 3 O número inteiro nos dá pouca margem para comparação – considerando que a métrica que temos não possui casas decimais, temos pouca chance de fazer boas comparações pelo fato do PageRank ser dado em escala logarítmica.

    O que devo usar então?

    Por não ser uma métrica confiável, você pode focar em métricas mais palpáveis, tais como:

    • 1 Quantas visitas orgânicas estou recebendo?
    • 2 Quantas conversões de visitas orgânicas estou recebendo?
    • 3 Quantas pessoas, oriundas de busca orgânica, estão preenchendo as minhas metas de conversão?
    • 4 Qual a minha taxa de CTR baseada no Google Webmaster Tools?
    • 5 Quais categorias do meu site atraem mais visitas e conversões das buscas orgânicas?
    • 6 Quais sites que me indicaram (link) e trouxeram visitantes + conversões?

    Quanto de PageRank um link passa?

    Voltando ao exemplo do PageRank se um blog muito conceituado em seu nicho falar sobre seu blog, indicar seu blog, isso mostra ao Google que seu blog é um bom blog, e as pessoas que acompanha esse blog, começara a respeitar seu.

    Mas IMAGINE que ele comece a falar de outros blogs de mesmo segmento ao seu. A credibilidade que você tinha ganho outrora com o seu comentário agora é muito menor, porque as pessoas já não sabem mais se podem acreditar nos comentários do mesmo.

    A mesma coisa acontece com os sites e os sistemas de avaliação dos links do Google. Suponha uma página com pagerank X. Se essa página linkar para outra, então essa outra página ganhará uma porção de PageRank. Se linkar para duas, ganhará esta quantidade, dividida por dois. E assim por adiante. Por isso, em muios profissionais recomendam que você não possua um número muito grande de links em uma única página (mais do que 100, por exemplo).

    Redirecionamento passa PageRank?

    Uma outra pergunta recorrente no nosso meio é sobre a passagem de PageRank em redirecionamentos. Podemos considerar que os redirecionamentos 301 passam PageRank (em alguns casos chamado de link juice) e os redirecionamentos 302 não passam PageRank.

    Sendo assim, receber um link não basta, você deve considerar se este link passa ou não por um redirecionamento, e se este último é um redirecionamento 301.

    Espero ter ajudado em suas dúvidas com relação ao modelo de medição do Google e se restar alguma questão, envie-a me comentários!
    • Comentarios Blog
    • Comentarios Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Entendendo PageRank Rating: 5 Reviewed By: Testando Blog
    Scroll to Top